Contador de Visita

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Orkut, Twitter ou You Tube, qual você prefere?

O Twitter acaba de receber o Webby Awards que é o Oscar da Internet. Com um crescimento de 900% no ano passado ele é o fenômeno da vez na Web.

“Com a essência do espírito democrático da web, de ser acessível a todos, o fenômeno das micromensagens criou um campo de diversão em que todos, de candidatos a celebridades, passando por manifestantes e consumidores, podem compartilhar informações e dar forma à opinião pública.”, diz o comunicado sobre os vencedores.

Twitter para quem não sabe é um programa onde você pode usar no máximo 140 letras para comunicar ao mundo o que você está fazendo no exato momento em que escreve. Com o passar do tempo você vai ganhando seguidores e a brincadeira é essa: Quanto mais seguidores melhor. O paradoxo da questão é que na verdade quanto mais seguidores você tiver menos pessoas você vai seguir. Convenhamos que se já é meio difícil acompanhar tudo que acontece na sua empresa ou na sua família, imagine acompanhar 100.000 pessoas ao mesmo tempo.

Eu não sei quanto a vocês mas na minha opinião o Twitter sempre foi sem graça em relação ao uso pessoal. Na visão empresarial cabe as empresas ficarem atentas a este novo meio de comunicação. Já que ele é a bola da vez na Internet, várias reclamações, sugestões e até escândalos de funcionários aparecem primeiro no Twitter e se a empresa não estiver atenta o problema pode se tornar uma bola de neve. Talvez o caso mais famoso seja da pizzaria Domino´s onde 2 funcionários postaram um vídeo no YouTube onde cuspiam nos sanduíches da empresa. A notícia e o link com os vídeos se propagaram através do Twitter e a direção da Domino’s decidiu empregar a mesma arma para se defender. Abriu uma conta no site para o explicar o ocorrido e responder às perguntas dos internautas

A Pizza Hut decidiu, inclusive transformar o Twitter em uma atividade profissional e criar o posto de “twiteiro” oficial da empresa. O funcionário trabalha na sede da cadeia e será o “comunicador em redes sociais, com o trabalho de contar em 140 caracteres tudo o que acontece na Pizza Hut”, explica um porta-voz da empresa. Até uma padaria (como já foi noticiado neste mesmo blog na página ´´Últimas Notícias“) usa o serviço para anunciar o pão-quente!!!

O Orkut além de servir para bisbilhotar a vida alheia, (coisa que todos nós adoramos) também serve muito bem para encontrar nichos de mercado para a sua empresa através de comunidades e fórum de discussões. Você pode conseguir grandes idéias de produtos ou serviços neste contato direto com o cliente ou até mesmo com a concorrência. Fora do Brasil as empresas costumam usar o Facebook que é mais ou menos como um Orkut em inglês.

Além disso existe o YouTube que é ideal para as empresas soltarem suas campanhas virais (são aqueles vídeos que se espalham rapidamente e ninguém sabe se é de verdade ou mentira, além de não aparecer a marca da empresa de forma explícita. No Brasil o mais famoso foi um vídeo da Nike que o Ronaldinho Gaúcho acerta o travessão em 4 chutes consecutivos e sem deixar a bola cair no chão)

Existem também o My Space, o Flickr e algumas outras mídias sociais cabe a sua empresa fazer uso de acordo com a sua necessidade e demanda. Para brincar em casa todos têm as suas vantagens e desvantagens mas o Orkut predomina de forma esmagadora no Brasil.

E você conhece quais programas??? Concorda com toda febre do Twitter ou prefere o Orkut?

Nenhum comentário:

Postar um comentário