Contador de Visita

domingo, 22 de novembro de 2009

Wii Fit: Você Pode Malhar Brincando Também!

Quando alguém fala sobre novidades em exercícios para manter o corpo em forma, algumas pessoas logo se animam. Outras, porém, torcem o nariz e fazem de tudo para adiar a atividade física. Como uma tentativa de atrair a atenção de muitos, agradar todos os gostos e acabar com a idéia de que videogame e sedentarismo andam de mãos dadas, a Nintendo fabricou o Wii Fit, um jogo digital bem diferente dos videogames tradicionais existentes. Desde o seu lançamento (em dezembro de 2007 no Japão, abril de 2008 na Europa e nos EUA, e em maio de 2008 no Brasil), ele virou um sucesso de vendas no mercado e pôde mudar um pouco os rumos da relação entre os videogames e seus consumidores.

Visto como o novo “esporte” da moda, o Wii Fit é um game com um programa de treinos totalmente baseado no equilíbrio e na centralização do peso do corpo do jogador. Desenvolvido pelo japonês Shigeru Miyamoto – o lendário inventor de games como “Mario” e “Zelda”, considerado por muitos o “Walt Disney dos games” -, ele funciona exclusivamente no videogame Wii (também fabricado e distribuído pela Nintendo) e é voltado não só para os “jogadores de sofá”, mas para aquelas pessoas que não têm muito tempo para se exercitar fora de casa, ou que por alguma razão se sentem inibidas a freqüentar uma academia.

O videogame é um barato, uma invenção inteligente e criativa, pois coloca o jogador para se mexer e melhorar a coordenação motora, ao invés de simplesmente ficar sentado na frente de uma TV

No entanto, aqueles que buscam no jogo somente diversão também já se tornaram um forte e promissor público-alvo. Um exemplo é Fabi Alvim, líbero da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino, que já conhece, adora e joga o game há oito meses. Ela diz que gosta de reunir os amigos e a família para jogar e dar boas risadas nos finais de semana. “O videogame é um barato, uma invenção inteligente e criativa, pois coloca o jogador para se mexer e melhorar a coordenação motora, ao invés de simplesmente ficar sentado na frente de uma TV. Além disso, é muito divertido ver as pessoas brincando e tendo que colocar toda sua coordenação em pratica”, conta.

Atividade e Diversão

O game foi elaborado justamente para permitir que todos os membros da família pudessem se exercitar juntos e em casa, tendo como principal objetivo torná-los pessoas fisicamente ativas ao mesmo tempo em que se divertem. Estes são os motivos, inclusive, que fazem o Wii Fit ganhar cada vez mais adeptos em busca da redução do peso ou da manutenção da boa forma.

O Wii Fit faz parte do Wii series, assim como os games Wii Sports e Wii Play (antecessores que também fizeram sucesso no mercado), e custa, no Brasil, em média, de R$ 400 a R$ 500. São oferecidas pelo programa cerca de 40 atividades diferentes, divididas em quatro categorias básicas: yoga, exercícios de equilíbrio (como andar na corda-bamba), exercícios aeróbicos e exercícios físicos de tonificação muscular (como flexões de braços), além de brincadeiras como bambolê e cabecear bolas de futebol.

O jogo é acompanhado por uma balança eletrônica chamada Wii Balance Board, que, colocada no chão, serve como base para todos os exercícios. Ela também traz sensores que reconhecem todos os movimentos realizados pelo jogador e que medem o seu peso corporal e também o centro de gravidade – que permite detectar para qual lado pende o peso. Além disso, a Wii Balance Board exibe dados como o índice de massa corporal (IMC) e a idade real do jogador, baseada nos resultados do programa de treinamento escolhido.

O programa também pode criar uma série de exercícios individuais que cada um pode fazer para atingir os resultados que pretender (manter, aumentar ou diminuir a forma física), registrando ao longo do tempo a performance de cada um. É feita uma análise da condição física antes do início dos exercícios e após o término, com os resultados obtidos. Assim, dá para saber se você realmente emagreceu, por exemplo, e se teve êxito durante os exercícios.

Mas o fabricante e os vendedores lembram que o jogo não tem a pretensão de substituir a ginástica tradicional e fazer todo mundo emagrecer ou ficar em forma. Aliás, a ginástica tradicional localizada, como a musculação, a aeróbica, como a corrida e a natação, e até mesmo as alternativas, como o pilates e as lutas marciais, continuam sendo totalmente indicadas pelos especialistas. Profissionais da área de educação física, fisioterapeutas e atletas fazem questão de frisar que essas atividades são essenciais a todos aqueles que desejam manter a saúde e a boa forma de forma correta e duradoura.

Para ficar em forma, é preciso fazer um trabalho à parte com profissionais competentes, seja em academias, ou com personal trainer, além de manter uma dieta bem balanceada

O professor e personal trainer Fernando Beja já experimentou a novidade e acredita que o game pode ser muito eficiente no combate ao sedentarismo. “A pessoa que se torna fisicamente mais ativa adquire um maior grau de força física, de condicionamento e de melhora cardiorrespiratória, o que já é um ótimo começo”, observa. Mas ele recorda que, com o tempo, assim como acontece com qualquer outra atividade física, esta melhora vai se estagnando. Então, para aqueles que pretendem obter mais e melhores resultados, ainda é bastante necessária a prática de outras atividades complementares.

O acompanhamento é essencial

Fabi é categórica: não basta só jogar e se divertir. “Para ficar em forma, é preciso fazer um trabalho à parte com profissionais competentes, seja em academias, ou com personal trainer, além de manter uma dieta bem balanceada”, assegura a atleta. Até porque o acompanhamento profissional é sempre necessário e indispensável para alunos e esportistas. E isto o Wii Fit não é capaz de oferecer…

Fernando Beja reforça a necessidade e a importância de um acompanhamento técnico na prática de qualquer atividade física, pois esta “fiscalização” é responsável pela eficiência e segurança de todos os exercícios realizados. “Devido ao Wii Fit possibilitar a qualquer pessoa a prática de uma atividade sozinha em casa, sem avaliação profissional, as chances fazer os exercícios incorretamente, sem prestar a atenção à postura e nos ângulos corretos, são grandes. Com o tempo, isso pode causar sérios problemas”, esclarece o professor.

O jornalista Gilberto de Abreu, 38 anos, que pratica atividades físicas regularmente desde os 30, já brincou com o Wii mais ou menos cinco vezes e concorda com o professor Fernando. Ele admite que nunca suou tanto em toda a vida como suou com o jogo, mesmo acostumado a se exercitar todos os dias. Contudo, mesmo achando o jogo uma novidade interessante e atraente, acredita que deve ser utilizado com cuidado, principalmente por aqueles que não têm o costume de se exercitar regularmente.

Gilberto, que tinha a intenção somente de testar o game, afirma também que continua preferindo sair de casa, ir à academia e socializar com os profissionais. Para ele, o Wii Fit nasceu da necessidade crescente de obtermos melhor qualidade de vida e bem-estar e, por isso, acha que o jogo de certa forma responde às críticas contra o sedentarismo dos viciados em videogame. “Para mim, a diversão foi praticar a atividade física associada ao game. Eu não compraria o console (aparelho) Wii, porque prefiro ir à academia, fazer pilates, andar de bicicleta, fazer uma trilha. Mas acho que aqueles que realmente querem mudar a forma física e emagrecer, com disciplina e prática, podem conseguir bons resultados, se o jogo for associado a outras práticas”, enfatiza.

Ainda não existem dados oficiais sobre os resultados que podem ser obtidos com os treinos das atividades disponibilizadas no game. Apesar disso, há relatos de vários usuários – principalmente aqueles que eram sedentários – afirmando que já se sentem mais “em forma” e relaxados. Ou seja, se não houver resultados fisicamente visíveis, é bem possível que haja “mentalmente”, já que a pessoa se diverte e consegue se livrar facilmente do estresse. E quem não gosta de um bom jogo e de uma boa distração, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário